Empresa

Características desse perfil

Diferente de alguém que está abrindo um CNPJ para prestar serviços como consultor ou representante, quem deseja abrir uma nova empresa e criar seu próprio negócio precisa estar pronto para se deparar com algumas burocracias, entre elas o processo de abertura de empresa.

Por se tratar do primeiro contato do empreendedor com o mundo dos negócios, o processo de abertura de empresa é muito importante, pois é a formalização legal do objetivo daquele negócio registrado em um CNPJ.

Dessa forma, é essencial ficar atento em qual tipo de negócio será aberto, pois cada um deles possui regras próprias e cuidados que precisam ser tomados antes de iniciar o processo de abertura.

Se tiver dúvidas mais específicas ou já queira iniciar o processo de abertura através do nosso escritório especializado é só clicar aqui.

A escolha do CNAE

Antes da definição de sócios, responsabilidades etc. no contrato social (que você pode ver mais em Contratos), define-se a atividade fim da empresa, que representa o porquê da empresa existir.

Em termos práticos, isso é a escolha de um (ou mais) CNAE (Código Nacional de Atividades Econômicas). A partir da escolha do(s) CNAE(s), sua empresa passa a ter uma atividade oficial, portanto definindo legalmente os tipos de serviços/produtos que serão comercializados.

A partir daí é importante ficar atento às regras e cuidados que precisam ser tomados especificamente para a(s) atividade(s) fim escolhidas.

Por exemplo, caso queira abrir um salão de beleza, você deverá se atentar a regras especificas de vigilância sanitária previstas no município (veja mais em Licenças), ou caso queria abrir um comércio, será necessário analisar em quais bairros tal atividade é permitida (zoneamento).

Se quiser uma orientação sobre a atividade, contratos e licenças necessárias, entre em contato com nossa equipe por aqui.

Escolha do modelo de tributação

Pra descobrir qual é o melhor regime de tributação para seu negócio, é preciso entender bem o mercado no qual sua empresa atua e como funcionam as margens do seu negócio (lucro e contribuição).

Em termos de regime, caso sua empresa não tenha nenhuma atividade impeditiva ao Simples Nacional, tudo será uma questão de opção do empresário.

Geralmente, as ME (Micro Empresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte) são tributadas pelo Simples Nacional, pois é a forma mais simplificada de tributação e não requer grandes controles internos.

O Lucro Presumido é um regime bom para empresas pequenas e médias (até R$ 48 milhões/ano), especialmente para aquelas cuja margem de lucro é superior aos 32% (percentual máximo de lucro presumido), já que é um formato que também não exige um controle interno tão forte.

E por fim, o Lucro Real requer um conhecimento pleno do seu negócio e controles internos mais apurados, por exemplo, controle de contas a pagar, receber, estoques, vendas, dentre outros que impactam diretamente o resultado da empresa.

Independente de qual seja sua opção, é importante fazer isso com calma, pois a escolha de uma forma ou outra se alastra durante um ano inteiro.

Caso precise nós temos uma equipe especializada para te ajudar nessa decisão, é só falar conosco por aqui.

O processo burocrático

Com a definição da atividade e modelo de tributação, segue o passo-a-passo do processo de abertura:

  1. Criação do Contrato Social (ou requerimento, para casos específicos)
    • Definição do tipo de empresa
    • Definição do CNAE e tributação
    • Descrição do sócio
    • Fechamento do capital social inicial
  2. Registro na Junta Comercial
  3. Registro na Receita Federal
  4. Registro no Estado
  5. Registro no Município

Como é necessária a aprovação em diversas instâncias, esse processo pode levar de 1 a 3 meses, dependendo do município, devendo ser realizado por um escritório de contabilidade especializado.

Aqui no Abra Sua PJ nós fazemos esse serviço, incluindo todas as etapas e custos burocráticos envolvidos, por um preço especial de R$990 em até 10x sem juros. Veja mais aqui.

Abra já o seu CNPJ

Veja como é fácil e rápido tirar seu CNPJ.

Converse com um escritório especializado e fuja das dores de cabeça. Você tira o seus CNPJ com nosso escritório especializado.

O nosso pacote já inclui todas as taxas e nosso suporte durante todo o processo.

Receba dicas exclusivas sobre abertura de empresa por e-mail